Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará
AI Summary
Bus workers in Ceará, Brazil accepted a new salary proposal and ended their strike that affected intermunicipal and interstate transportation. The proposal includes wage increases and better food allowances, following an intense negotiation process.
Rodoviários paralisam as atividades em protesto por aumento salarial Os trabalhadores rodoviários aceitaram a nova proposta da campanha salarial 2026, construída com o Ministério Público, e encerraram a greve. A informação foi repassada pelo Sindicao dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti). Para a entidade, a proposta aprovada representa um avanço em relação às condições anteriormente apresentadas durante a negociação coletiva, sendo fruto de um intenso trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas. Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp O sindicato detalhou que as propostas aprovadas foram: Reajuste de 5,11% nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho; Reajuste de 7% no vale-alimentação; Reajuste de 8% na cesta básica; Manutenção de todas as demais cláusulas e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, preservando os direitos históricos da categoria; Aprimoramento das regras relativas à alimentação dos trabalhadores em viagem, garantindo que o empregado que estiver fora de seu domicílio, em serviço e hospedado em alojamento disponibilizado pela empresa, tenha assegurado o fornecimento da alimentação correspondente ao período em que permanecer à disposição do empregador, conforme o horário da jornada (café da manhã, almoço e/ou jantar), nos termos da cláusula aprovada. Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará. Sinteti/Reprodução Paralisação O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, principal rodoviária de Fortaleza, amanheceu com menos ônibus nesta quarta-feira (24). Trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual fazem uma paralisação para cobrar melhorias salariais. A manifestação afetou viagens e causou transtornos a passageiros, que foram pegos de surpresa. De acordo com a Guanabara, a paralisação foi encerrada ainda na manhã desta quarta, e as operações são retomadas ao longo do dia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), o movimento começou após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor. LEIA TAMBÉM: Jogo do Brasil na Copa, 24 de junho: veja o que abre e fecha em Fortaleza PIB do Ceará cresce 1,93% no primeiro trimestre de 2026 A mobilização teve concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara. De acordo com o sindicato, a paralisação pode afetar parte da operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual em Fortaleza e em outras regiões do Ceará, como o Cariri e o norte do estado. O protesto foi aprovado pelos trabalhadores depois que a categoria rejeitou a proposta apresentada pelas empresas durante as negociações. "Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços", diz o sindicato. Ainda em nota, o sindicato afirmou que os trabalhadores seguem abertos ao diálogo e à mediação. A categoria defende a retomada das negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às reivindicações. Segundo apuração da TV Verdes Mares no local, cerca de 10 viagens foram impactadas pela paralisação. A empresa oferece reembolso ou remarcação da viagem. Em nota, a Expresso Guanabara informou que acompanha as negociações e disse que apresentou uma proposta de reajuste com base na reposição da inflação do período. "A empresa lamenta a paralisação realizada nesta quarta-feira, em Fortaleza, que impacta a operação e causa transtornos aos passageiros. A Expresso Guanabara reafirma o apelo para que as negociações avancem pelo diálogo e pelo bom senso, enquanto mantém suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos e reorganizar a operação da forma mais ágil possível." Veja na íntegra a nota da Socicam "A Socicam, concessionária do Terminal Rodoviário de Fortaleza, informa que, em razão da paralisação de parte das operações das empresas de transporte rodoviário nesta quarta-feira (24), passageiros podem enfrentar alterações nos horários previstos para embarque. A concessionária acompanha a situação junto às empresas operadoras e reforça que o terminal permanece em funcionamento, com equipes orientadas a prestar atendimento, suporte e orientações atualizadas aos passageiros. Para consultar possíveis atualização de horários, remarcações e demais detalhes sobre as viagens, a Socicam recomenda que os pa