Ministério da Saúde inaugura 1ª UTI inteligente do SUS no Rio
AI Summary
Brazil’s Ministry of Health inaugurated the first intelligent ICU of the SUS network at the Clementino Fraga Filho University Hospital in Rio de Janeiro, incorporating AI and 5G technology for patient monitoring and treatment enhancements. The project involves advanced digital systems for real-time patient data integration and aims to expand technology to other hospitals nationwide.
Ministro da Saúde inaugura 1ª UTI inteligente do SUS no Rio Divulgação/Ministério da Saúde O Ministério da Saúde inaugurou neste sábado (27) a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Zona Norte do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora", destacou Padilha. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Com investimento de mais de R$ 180 milhões, o projeto prevê a adoção de novas tecnologias que alertam quando o estado do paciente piora, utilizam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, além de reunir informações diretamente no prontuário eletrônico. Agora no g1 A iniciativa também inclui o uso de ambulâncias com tecnologia 5G, que poderão transmitir sinais vitais em tempo real para agilizar o atendimento pré-hospitalar. Além disso, o programa prevê a implementação de cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA, com o objetivo de melhorar a eficiência e os resultados dos tratamentos. A nova estrutura integra a Rede Nacional de UTIs Inteligentes e faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, com foco na modernização da rede pública e no uso de tecnologia para apoio à tomada de decisões clínicas. Ministro da Saúde inaugura 1ª UTI inteligente do SUS no Rio Divulgação/Ministério da Saúde Segundo o Ministério da Saúde, o modelo utiliza sistemas digitais integrados, inteligência de dados e monitoramento em tempo real para identificar alterações no estado dos pacientes e agilizar intervenções médicas. Durante o evento, também foi inaugurado um novo acelerador linear para o tratamento de câncer na unidade, com objetivo de ampliar a capacidade de atendimento em radioterapia e reduzir o tempo de espera no SUS. A unidade do Rio é a primeira das sete instituições da fase inicial do projeto, que inclui hospitais no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de UTI em todo o país, com 10 leitos em cada unidade participante. 🟩O g1 Rio está no GloboPop, o novo aplicativo de vídeos curtos verticais da Globo, disponível gratuitamente no seu celular. Lá no app, você pode seguir o palco do g1 Rio para não perder nenhum detalhe. Baixe o GloboPop.